Eu fui estudar em uma faculdade de medicina aos 37. Por que e por quê?

O professor, jornalista e observador de livros Yevgeny Shaffert, fala sobre sua decisão de mudar a profissão na idade adulta e suas consequências.

Todos os anos, no final de dezembro, faço planos para o próximo ano. Eu acho o quanto vou trabalhar e quanto estudar. Vou passar alguns meses para melhorar meu inglês ou irei a Pilates duas vezes por semana duas vezes por semana. Vou com minha mãe em Altai ou com meu filho para São Petersburgo.

Por muitos anos, esses planos de ano novo me estimularam: foi bom abrir um arquivo no final do ano e colocar cheques perto da maioria dos pontos. Então eu olhei para aqueles pontos que não se tornaram realidade e percebi que algumas coisas deixaram de parecer importantes para mim, então não fiz um esforço suficiente para implementá -las.

Meu 2020 foi da mesma maneira: fiz uma boa lista, que refletia “trabalho”, “auto -desenvolvimento”, “família” e outro importante. Mas abrindo esta lista no

final de 2021, entendi duas coisas inesperadas e importantes. Primeiro: eu não implementei nenhum dos pontos da última lista. Segundo: Pela primeira vez em muitos anos, sinto -me não apenas com segurança e calma, mas muito melhor – me sinto inspirado e feliz! Como isso aconteceu?

Foi este ano que, em meus próprios, quase quarenta anos, mudei bruscamente minha vida, ao mesmo tempo realizando meu sonho de infância: me tornei um estudante de uma faculdade de medicina

Olhando para trás, tento cuidadosamente reconstruir a cadeia de eventos e raciocínio, o que acabou me levando ao ramo de “Assuntos Médicos” da filial de Berd da Faculdade de Medicina de Novosibirsk. O que eu tive aos meus 37 anos? Eu me formei na universidade e na pós -graduação. Alguns anos após a universidade, ela trabalhou no Instituto de Pesquisa de Profile e depois eles me ligaram para ensinar.

Acabou sendo bastante divertido trabalhar com os alunos, mas trabalhei como observador de livros ao mesmo tempo: escrevi críticas e críticas dos livros infantis para a mídia. Toda a vida estava focada em torno dos textos e suas discussões. Às vezes eu pensava: “É tão interessante o que mais você pode sonhar?»De tempos em tempos:“ Bem, onde posso seguir em frente?»E então de repente percebi que o trabalho não me agradou.

Por que aconteceu? Eu ainda não tenho resposta clara e final. Existem três versões, cada uma das quais parece parcialmente correta. Talvez seja tudo sobre o burnout banal. É estranho, é claro, queimar, tendo trabalhado como professor por menos de dez anos, mas todo mundo tem sua própria margem de segurança. Uma vez eu até achei na internet um teste sobre o assunto “Você se queimou?”E respondeu” sim “a quase todas as perguntas, incluindo a pergunta:“ Não você acha que está envolvido em absurdo desnecessário?”

No entanto, eu tinha algumas dúvidas sobre os resultados do teste. Eu nunca pensei que meu trabalho seja tão importante para a humanidade, mas isso não me impediu de gostar. É que em algum momento o prazer estava se encolhendo a um pequeno caroço-e eu não podia fazer nada.

Leave a Reply